Filho da Mulher de Jairo, a viúva de Naim

Filho da Mulher de Jairo, a viúva de Naim

 

Sobre a filha de Jairo, a passagem bíblica é muito pregada e várias vezes também quando lemos acabamos nos detendo na história da mulher do fluxo de sangue. Na continuidade, sabemos que a filha de Jairo morre:

Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou… Marcos 5:38-42

Outro texto é sobre a viúva de Naim e está em Lucas 7:11-16

… eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe. Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.

O que os olhos naturais veem é um caso onde a ajuda não chegou a tempo e outro onde nem se pediu ajuda. Dois filhos mortos! Numa casa um grande alvoroço, na outra o choro e luto profundo, para a viúva a certeza de desgraça.

Talvez, aqui tenhamos alguém que já enterrou filhos, desenterrando uma profunda dor e levando consigo a saudade, e nesse caso espero sinceramente que consiga ver com olhos espirituais a incorruptibilidade e a imortalidade prometidos pelo Senhor para os que Nele creem.

E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15:54-55

Tanto para uma mãe quanto para a outra, Jesus restituiu o filho! A morte não teve poder sobre eles! Ó como pensamos que em tantas situações na vida dos nossos filhos ou sobre ela que “acabou”, “sem chance” “morreu o sonho” “sem esperança” “é o fim” – Para qualquer área nas suas vidas! Uma mãe chamou e clamou, outra nem falou, somente chorou e Jesus se compadeceu! Lucas 7:16 termina dizendo: Deus visitou o seu povo!

 

Deus, visitastes o teu povo! Eu sou teu povo! Minha casa é teu povo! Meu filho é teu povo! Restitui Senhor, restitui a vida, restitui os sonhos e a esperança. Restitui o cumprimento da Tua promessa sobre nossa família, sobre a vida do meu filho. Faz algo novo Senhor. Devolve a alegria, a paz, o propósito. Silencia o alvoroço, toque no esquife e restitui. Compadece-te! Dize a meu filho: Eu te mando: Levanta-te! Em nome de Jesus, amém!

 

Pra Simone Martins