Devocional

Dia 40: Filho de Eunice de Lóide

As viagens missionárias do apóstolo Paulo, renderam um “sem número” de convertidos e filhos na fé, entre eles, ou melhor, entre nós; o jovem Timóteo. Paulo o tratava e instruía como verdadeiro filho, o que podemos acompanhar nas leituras de 1 e 2 Timóteo.

 

Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegriapela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.

2 Timóteo 1:4-5

 

O texto por si só já nos mostra a influência da avó Loide e da mãe Eunice no entendimento e cumprimento das escrituras. Naquele tempo, por causa da larga propagação do evangelho de Cristo, muitas pessoas se tornaram “simpatizantes” do que entendiam apenas como “ a causa do evangelho”. Não passaram pelo processo de “metanóia” – mudança de mente, mudança de sentido no caminho por onde estava indo. Diante das lutas, estas pessoas retrocediam na “fé”, pois não era genuína. As lutas vinham de “todos os lados”; prisões, ameaças de violência e até de morte, ameaças quanto a credibilidade da Palavra, líderes inventando falsas doutrinas e pervertendo o rebanho, enfim, oposições generalizadas. O apóstolo Paulo continua a carta:

 

Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

2 Timóteo 1:6-7

 

Uma fé genuína é o motivo da nossa intercessão de hoje. Ore para que seu filho tenha essa fé! Se seu filho não se converteu ainda ore para que não tenha uma fé fingida, que realmente sua mente passe pela transformação da salvação. Que não seja motivado por modismos, companhias ou interesses próprios. Que ame a Deus profundamente vivendo o dom dado por Deus, com coragem, poder, amor e moderação. Ore para que seu filho seja cheio do poder de Deus e que o Espírito Santo seja fluente nele. Uma fé genuína o fará permanecer na sã doutrina:

 

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

2 Timóteo 3:14-15

 

Pra Simone Martins

 

 

 

Por questão de segurança, em breve seus comentários serão avaliados e liberados por nossos voluntários de comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *