Palavra Rhema

Discernimento Espiritual

Discernimento é a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado e também a capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza.

Para nós, cristãos, que cremos que o homem é corpo, alma e espírito, existe um dom espiritual importantíssimo, que é o dom de discernimento espiritual.

Tomamos, portanto, discernimento como uma dotação espiritual. Então, discernimento é a compreensão adequada e a identificação exata da procedência de uma determinada situação – se de procedência divina, humana ou demoníaca.

Relacionando o significado de discernimento e os seres espirituais que somos, percebemos o valor imensurável do dom de discernimento espiritual hoje em dia.

“Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois ‘quem conheceu a mente do Senhor
para que possa instruí-lo?’. Nós, porém, temos a mente de Cristo.”
(1 Coríntios 2:14-16)

Termos discernimento espiritual evitará, em nossas vidas e na vida dos que nos cercam, situações que nos impulsionam a conflitos relacionais destrutivos, ações e palavras impensadas e rompimentos dolorosos.

Prs Joel e Tânia de Castro Ribeiro.